Mesmo com o carnaval de rua suspenso, o tradicional desfile de escolas de samba na Sapucaí deve ser mantido. Nesta segunda-feira (10), o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro defendeu a manutenção dos desfiles, apesar do aumento do número de casos de covid-19 e síndromes gripais no estado.
“A posição do governo hoje é que os blocos de rua não vão acontecer e todo o carnaval que a gente conseguir fazer o controle, e aí entra a questão municipal, mas todos aqueles em que seja permitido o controle, inclusive a Marquês de Sapucaí, na radiografia de hoje, vai acontecer”, afirmou o governador para a TV Globo.
Ainda, segundo o governador, a decisão pode ser reavaliada nas próximas semanas, visto que ainda não há consenso. “Algumas pessoas opinaram no conselho científico. Não foi uma opinião oficial do conselho, não tem ata publicada nenhuma. Entendemos que, por ser um conselho plural, alguns vão concordar e outros vão discordar. Não há uma opinião oficial”, acrescentou.
Além do Rio de Janeiro, o carnaval de rua também está cancelado em outras 17 capitais brasileiras como Salvador, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza, Teresina, Curitiba, Cuiabá, Belém, Maceió, Macapá, Vitória, São Luís, Recife, João Pessoa, Brasília, Belo Horizonte e Campo Grande.