Fotos: Thiara Montefusco
Disponibilizando aos turistas atrativos naturais e locais para a prática de esportes náuticos, o Ceará conta com mais de 500 quilômetros de costa atlântica. Além de realização de eventos e belezas naturais, o litoral cearense conta ainda com a disposição de uma perfeita condição natural da região para a prática de esportes da modalidade downwind, como o kitesurf. O local é tão procurado entre os amantes do esporte que em 22 de setembro de 2019 quebrou o recorde do Guinness World com 596 kitesurfistas no mar do Cumbuco.
Além de excelentes condições para a prática de esportes, o Ceará conta com boa estrutura de acesso (tanto por rodovias como por avião), e opções diversificadas de hospedagens. Dentre alguns dos melhores locais para a prática de esportes nesta modalidade, estão praias como Cumbuco e Jericoacoara, sendo considerada a primeira e a terceira ideais, além de outras localidades presentes no roteiro dos atletas. Já para quem curte apenas apreciar um pouco das praias, alguns pontos do litoral cearense contam com passeios de buggy, cavalo ou quadriciclo.
Para melhor receber os visitantes, o estado conta com 10 aeroportos, um internacional e 9 regionais, que facilitam a chegada nesses locais paradisíacos, além de possuir pousadas, hotéis, barracas e points especiais. Dentre os pontos de maior movimentação de turistas, a praia de Jericoacoara é bastante visada dentre as pessoas que buscam um visual de tirar o fôlego. Outro local com bastante movimentação, a praia de Canoa Quebrada conta com pontos de variadas gastronomias, locais para passeios, além de proporcionar um ótimo visual no por do sol.
Já na capital cearense, a Praia do Futuro é uma ótima opção para quem busca desfrutar de uma ótima gastronomia em toda a sua extensão, que ocupa 8 dos 25 km de litoral de Fortaleza.
C