Imagem: Alex Costa
#Publieditorial
Espaços novos e requalificados pela Prefeitura garantem atividades para todos os gostos e idades
Com a chegada do mês de julho, começa também o clima de férias. Para aqueles que buscam opções de programação para aproveitar o período, Fortaleza dispõe de uma série de equipamentos de cultura e lazer com atividades para todas as idades. De passeios ao ar livre, passando pela degustação culinária ou da tradicional cachaça, a locais históricos e bucólicos, há escolhas para todos os gostos.
Começando pelo mais tradicional, está a orla da Beira-Mar. Recém requalificada, o espaço agrada fortalezenses e turistas. Não só pela beleza da praia, com verdes mares e sol o ano inteiro, que por si só já conta como atração para a família, mas a nova Beira-Mar de Todos possui passeio acessível com diversos restaurantes e quiosques, além dos 707 boxes comerciais nova Feirinha, que está de cara nova, mais organizada e iluminada.
A orla da Beira-Mar também é ideal para a prática de esportes, seja a corrida, a bicicleta, o beach tennis, a ginástica funcional ou até mesmo atividades dentro do mar como natação em águas abertas: stand up paddle, canoa havaiana, entre outros. No calçadão, o novo SkatePark conta com mais de 2 mil m² de área destinada à prática de skate, atendendo a todas as modalidades do esporte e níveis de seus praticantes.
Parques

Passeios ao ar livre são uma boa pedida nas férias, sobretudo para famílias com crianças e muita energia para gastar. Por isso, o novo Parque Rachel de Queiroz, localizado no bairro Presidente Kennedy, é uma boa pedida: o amplo espaço de 10 km de extensão está equipado com quadras de futebol de areia, áreas de alongamento, playgrounds, pistas de cooper, espaços de leitura, skateparks e áreas de bosque. Também possui estruturas para apoio à saúde, policiamento e banheiros.
Outra opção de parque interessante e recém requalificado é o Parque Ecológico do Passaré. Procurado pelas famílias para atividades espontâneas e diversificadas – como piqueniques, caminhadas e prática de esportes ao ar livre – o espaço zoobotânico abriga o Horto Florestal Falconete Fialho, a Lagoa do Passaré e o Zoológico Municipal Sargento Prata.

O local dispõe de 3 km de passeios (equivalente à orla da Beira-Mar) e equipamentos como Areninha, Academia ao Ar Livre, bem como novos mobiliários urbanos, jardins com paisagismo e iluminação. Além disso, há dois estacionamentos internos com capacidade para cerca de 200 veículos.
Praças
Assim como os parques, o Centro de Fortaleza conta com praças que, além de históricas, são ambientes animados, agradáveis e que parecem verdadeiros refúgios em meio ao comércio agitado. O Passeio Público, primeira praça da Capital, é um espaço com ar bucólico, com bastante sombra e brisa do mar, excelente passear, reunir amigos e fazer um piquenique. Os visitantes também podem admirar as esculturas do local e curtir um almoço com música ao vivo no Café Passeio.
Já a Cidade da Criança, também no Centro, está completamente renovada e é uma opção imperdível tanto para os adultos como para as crianças, que podem se divertir nas oito ilhas pedagógicas ou no playground. A vista do local contempla lago, coreto, esculturas e monumentos restaurados, além de novo mobiliário urbano.
Nas proximidades do Centro está o Mercado dos Pinhões. Considerado um dos principais redutos culturais de Fortaleza, funciona atualmente como ponto comercial de artesanato, de alimentos e promoção de cursos, oficinas e apresentações culturais. À noite, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove apresentações de forró, samba e outros ritmos que animam a noite de quem frequenta os restaurantes e bares da Praça Visconde de Pelotas.
Centros Culturais
O Centro Cultural Belchior é um espaço localizado na Praia de Iracema, voltado para a difusão, formação e realização de ações no campo da música. O espaço possui programação regular e apoia eventos e atividades desenvolvidas a partir do circuito de música de Fortaleza.
Outro logradouro cultural é a Casa do Barão de Camocim. O Palacete é uma das obras arquitetônicas mais antigas da Capital cearense, construída no final do século XIX. Em função do seu valor simbólico e histórico-cultural, foi tombado como Patrimônio Histórico-Cultural do Município e possui programação voltada às artes visuais, como desenho, pintura, design, escultura, gravura, artesanato, fotografia, vídeo, cinema e arquitetura, em difusão integrada ao complexo cultural Vila das Artes.
Rota da Cachaça
As quartas-feiras entraram no calendário social de Fortaleza como o dia da Rota da Cachaça. Dia de tomar uma dose, acompanhada de um petisco típico e ouvir boas histórias de quem entende do assunto. Semanalmente, cinco bares e restaurantes de diversos bairros da Capital participam da iniciativa da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
