Imagem: G1 Ceará
Com a continuidade das medidas sanitárias contra a covid-19 no Ceará, o governo estadual começa a exigir da população o passaporte de vacina, documento que atesta a vacinação completa contra a covid-19. A iniciativa entrou em vigor nesta segunda-feira (15) e prevê que somente cearenses vacinados, com as duas doses ou dose única contra a covid-19, consigam entrada em bares, barracas de praia, restaurantes e eventos no estado.
Conforme a determinação, o passaporte de vacinação pode ser o comprovante físico de vacinação, entregue durante o local de vacinação, ou o comprovante de vacinação digital emitido no sítio da Secretaria da Saúde do Estado, pelo aplicativo Ceará App, do Governo do Estado ou pelo Conecte Sus, do Ministério da Saúde.
Além da obrigatoriedade do passaporte sanitário nos estabelecimentos fechados, o uso de máscaras ainda é obrigatório. O Governo Estadual determina que os estabelecimentos obrigados a cobrar o passaporte sanitário devem estender a exigência a seus trabalhadores e colaboradores. O passaporte sanitário não será exigido como condição de acesso nos estabelecimentos por menores de 12 anos ou por pessoas que não puderem se vacinar por outras razões, devidamente comprovados em atestados médicos