Há mais de 1 ano sem os festejos de blocos de rua e desfiles de escolas de samba, devido a pandemia, os foliões mais saudosos se perguntam se em 2022 o quadro será diferente. Com o avanço da vacinação, alguns dos principais destinos para o Carnaval já planejam a preparação para a folia no próximo ano. Confira:
Rio de Janeiro
Mais recentemente, o prefeito da Eduardo Paes (PSD) declarou publicamente que poderia haver a chance de realizar as festas de réveillon e de carnaval na cidade, caso população adulta da Capital estiver 90% vacinada até novembro.
Mesmo com incertezas, a Liesa, entidade que representa as escolas de samba do Rio de Janeiro, anunciou recentemente a venda de ingressos e pré-reservas de camarotes para assistir ao desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí em 2022.
Quanto aos blocos de rua, ainda não há um posicionamento oficial quanto à participação no Carnaval.
Salvador
Centro de atenções durante os festejos do carnaval, a folia em Salvador segue prevista para acontecer no ano que vem. Entretanto, a Prefeitura destacou que a realização aos moldes tradicionais da festa só acontecerá, caso o calendário vacinal alcance a faixa dos adolescentes até o final do ano.
Em antecipação, a Secretaria de Cultura e Turismo, junto a produtoras de evento, vem fechando contratos de patrocínio e planejando até mesmo a realização de um carnaval ‘indoor’ no Centro de Eventos da cidade com a participação de grandes atrações nacionais.
São Paulo
Ainda no início do mês, o prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), manifestou seu apoio à realização da festa em 2022. Porém, autoridades de saúde consideram a viabilidade do Carnaval pouco provável, visto a dificuldade em seguir os protocolos sanitários em eventos de grande proporção.
Ainda, por parte do governo estadual, São Paulo deve começar a planejar eventos-testes para monitorar o comportamento biológico do vírus em grandes aglomerações. O que se cogita, até o momento, é de haver desfile das escolas de samba, mas sem público nas arquibancadas ou com número reduzido.
Olinda e Recife
Destino tradicional para os foliões, as cidades de Olinda e Recife não divulgaram planos oficiais para a realização das festividades em 2022. Em nota divulgada à imprensa, a prefeitura de ambos os municípios ressaltaram que a retomada do Carnaval estará condicionada às condições do cenário da pandemia e dependerá da autorização de autoridades sanitárias.