O Prefeito José Sarto divulgou nesta quarta-feira (21), o plano operacional do Réveillon 2023. O plano conta com bloqueios de ruas, avenidas, rotas de desvios, fiscalização e segurança reforçada, que auxiliará durante toda a festa.
CONFIRA O PLANO OPERACIONAL DO RÉVEILLON 2023 DE FORTALEZA:
Operação Transporte Coletivo
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforça a oferta de ônibus nos dias 30 e 31 de dezembro com 176 veículos a mais e sete linhas expressas saindo dos terminais de Fortaleza. A finalidade é incentivar o deslocamento por meio do transporte coletivo para o Aterro da Praia de Iracema.
Para facilitar o deslocamento dos fortalezenses à festa de Réveillon 2023, a Prefeitura garante a gratuidade no transporte coletivo no dia 31 de dezembro, iniciando às 16h e encerrando às 5h do dia 1º de janeiro de 2023. A Tarifa Social estará em vigor de 00h até as 16h do dia 31 e a partir das 5h de 1º de janeiro.
A gratuidade será garantida para todos os passageiros, seja nos ônibus, nas estações ou nos terminais, no intervalo de tempo citado. Com isso, os passageiros podem deslocar-se livremente pela cidade, utilizando as alternativas mais apropriadas para ir ao Aterro da Praia de Iracema.
No dia 30 de dezembro, 70 veículos extra reforçam a operação de transporte, das 18h às 6h do dia seguinte, enquanto para o dia 31 de dezembro são reservados 106 veículos extras, das 17h às 6h de 1º de janeiro de 2023. Os usuários do transporte público contam ainda com sete linhas expressas que saem direto dos terminais de integração da cidade para o local do evento.
Devido ao desvio nas proximidades da festa, a interdição começa a partir de 7h, e os pontos de parada na Av. Abolição e na Av. Historiador Raimundo Girão serão desativados temporariamente. Os itinerários das linhas que trafegam pelo local serão desviados, realizando o embarque e desembarque na Rua Ten. Benévolo e na Rua Pereira Filgueiras, no sentido leste/oeste e oeste/leste, respectivamente.
Durante a festa, o embarque e desembarque dos passageiros das linhas especiais será realizado na Rua Tenente Benévolo, entre a Av. Barão de Studart e a Rua Monsenhor Bruno. Serão destinados três pontos. O ponto 1 será reservado para os ônibus que vêm dos terminais Papicu e Messejana e será localizado na Rua Tenente Benévolo, entre Av. Barão de Studart e Rua Doutor José Lourenço. No ponto 2, localizado entre a Rua José Lourenço e Rui Barbosa, pararão os ônibus que vêm da Parangaba/Siqueira e Lagoa. Já o ponto 3 será reservado para os ônibus que vêm do Conjunto Ceará e Antônio Bezerra, e ficará entre a Av. Rui Barbosa e Monsenhor Bruno. Na Avenida Rui Barbosa, será organizado um corredor para proteger os usuários, entre a via e a calçada.
Linhas especiais – 30 e 31/12/2022
930 – Antônio Bezerra / Aterro Praia de Iracema
931 – Parangaba / Aterro Praia de Iracema
933 – Lagoa / Aterro Praia de Iracema
935 – Messejana / Aterro Praia de Iracema
936 – Conjunto Ceará / Aterro Praia de Iracema
937 – Papicu / Aterro Praia de Iracema
938 – Siqueira / Aterro Praia de Iracema
Linhas que passam próximo ao local do evento
011 – Circular I
012 – Circular I
051 – Grande Circular I
052 – Grande Circular II
055 – Corujão / Grande Circular I
056 – Corujão / Grande Circular II
071 – Antônio Bezerra / Mucuripe
073 – Siqueira / Praia de Iracema
073 – Siqueira / Praia de Iracema
077 – Parangaba / Mucuripe
092 – Antônio Bezerra / Papicu / Praia de Iracema
099 – Siqueira / Mucuripe / Barão de Studart
120 – Vila do Mar / Náutico / Antº Bezerra I
130 –Vila do Mar / Náutico / Antônio Bezerra II / SFS
711 – Barra do Ceará / Cais do Porto
752 – Caça e Pesca / Centro
901 – Dom Luís / Papicu / Centro
905 – Meireles / Centro
906 – Caça e Pesca / Serviluz / Centro
907 – Castelo Encantado / Centro
Operação de trânsito
Para facilitar o ir e vir do público durante o Réveillon de Fortaleza, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) montou uma operação especial de tráfego. Um efetivo diário composto por 226 agentes e orientadores atuará no entorno do Aterro da Praia de Iracema nos dias 30 e 31 de dezembro.
Os principais bloqueios viários terão início às 7h da manhã de sexta-feira (30/12) e irão até 6h do domingo (01/12). Em virtude da medida, motoristas devem ficar atentos às alterações na circulação. O acesso local estará garantido mediante apresentação de comprovante de endereço.
A Av. Historiador Raimundo Girão ficará interditada no trecho compreendido entre a Rua Ildefonso Albano e a Av. Rui Barbosa, bem como todas as vias que dão acesso ao Aterro, como Carlos Vasconcelos, Monsenhor Bruno, Virgílio Vasconcelos, Barão de Aracati e Rua Camocim, a partir do cruzamento com a Av. Monsenhor Tabosa. Já a Av. Beira-Mar será fechada provisoriamente para veículos entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús.
Conforme planejamento da AMC, a partir de 16h também estão previstos bloqueios na Av. Abolição (entre as ruas Nunes Valente e Barão de Studart) e na Av. Rui Barbosa (entre a Av. Historiador Raimundo Girão e Rua Tenente Benévolo).
Desvios de tráfego
A opção de desvio para quem vem na Av. Historiador Raimundo Girão, sentido Centro/Mucuripe, é virar à direita na Rua Ildefonso Albano e à esquerda na Av. Monsenhor Tabosa. Já para quem segue no sentido Mucuripe/Centro, a orientação é virar à esquerda na Av. Rui Barbosa e à direita na Rua Dep. Moreira da Rocha (até 16h).
A partir desse horário, como a Av. Rui Barbosa estará bloqueada, o desvio de tráfego passa a ser à esquerda na Rua Nunes Valente e à direita na Rua Dep. Moreira da Rocha, além da opção de utilizar a Rua Tenente Benévolo.
Para se divertir com segurança, a AMC orienta que os condutores não bebam e dirijam, respeitem os limites de velocidade e priorizem a travessia de pedestres.
Saúde
No Aterro da Praia de Iracema, serão instalados três Postos Médicos Avançados (PMA), que funcionarão nos dois dias de evento, com um total de 78 profissionais atuando no período. Cada PMA contará com sala de acolhimento, de classificação de risco, de observação, de procedimentos e de estabilização.
Além disso, haverá seis unidades móveis de atendimento (ambulância) nos dois dias, sendo três de suporte avançado, com médico, enfermeiro e condutor socorrista, e três de suporte básico, com técnico de enfermagem e condutor socorrista.
Caso seja necessário remover o paciente do local, as unidades móveis estarão preparadas para o traslado, com destino ao Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra), Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira (Frotinha Parangaba), Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha Barra) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Pirambu, Praia do Futuro e Vila Velha.
Segurança Municipal
A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará com o efetivo de 474 guardas municipais, com patrulhamento por meio de viaturas, a pé, em motocicletas e câmeras de videomonitoramento em tempo real pela Central de Operações Integradas (COI-BM), além de apoiar as ações de fiscalização ao longo da Avenida Beira-Mar. A GMF também atuará no controle de fluxo de pessoas nos terminais de integração de ônibus da cidade.
Guarda-Vidas
Os guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) estarão de plantão durante todo o período festivo.
Segurança Estadual
Mais de 1.800 profissionais das Forças de Segurança do Ceará atuarão na Operação Réveillon 2023 em Fortaleza, visando proporcionar mais tranquilidade à população durante as festas de fim de ano.
Ao todo, 1.857 profissionais, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros, atuarão na operação, coordenada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) e com reforço da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS-CE. O trabalho será feito de forma integrada com apoio de forças amigas, como Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).
Polícia Militar
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará com 1.815 homens e mulheres que farão policiamento a pé, motorizado e montado no Aterro da Praia de Iracema e nas imediações. O trabalho ostensivo será realizado antes, durante e depois das apresentações. Para atuar nos dois dias de evento, serão disponibilizados policiais do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), Comando Tático Motorizado (Cotam), Regimento de Polícia Montada (RPMont) e Coordenadoria Geral de Operações (CGO). Os policiais militares serão distribuídos de maneira estratégica nas áreas de interesse operacional.
Polícia Civil
Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) atuará, de forma preventiva e repressiva, com o reforço de 23 policiais civis em pontos estratégicos, para coibir delitos durante o evento. As ocorrências serão registradas no 2º Distrito Policial (DP), polo plantonista localizado no bairro Aldeota. Caso exista necessidade, o 34º DP e 10º DP também auxiliarão nos registros. Atuarão ainda, em regime de plantão, as Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA), de Defesa da Mulher (DDM) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) contará com o reforço de 19 bombeiros para situações de emergência pré-hospitalar, tumulto e pânico, além de atender ocorrências de prevenção ou resgate de vítimas em situação de afogamento.
Limpeza
A limpeza nos dois dias de festas da virada de Fortaleza será dividida em três grandes setores da orla: Avenida Beira-Mar, Aterrinho e Aterro da Praia de Iracema. Os serviços contemplam a faixa de areia, o calçadão e as travessas que se estendem desde a Ponte Metálica, na Praia de Iracema, passando por toda a extensão da Avenida Beira-Mar, até o Mercado dos Peixes, na Praia do Mucuripe.
A operação é posta em prática sempre no pós-evento, das 6h às 15h, ou seja, serão nove horas de trabalho contínuo. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro do novo ano, serão mobilizados 688 funcionários da limpeza urbana da cidade. A cada dia, 309 garis e outros 35 funcionários das equipes de motoristas, operadores de máquinas e supervisores da Ecofor terão a missão de retirar todo o resíduo sólido gerado durante os dias festivos.
Ao todo, serão disponibilizados 35 equipamentos para auxiliar no trabalho das equipes, incluindo quatro pás-carregadeiras, duas varredeiras de areia, quatro compactadores, três microcoletores, dois carros-pipas, seis caçambas, onze contêineres e um veículo equipado com sistema roll on roll off, que carrega e descarrega os resíduos de forma mais rápida.
Além disso, pela primeira vez, serão utilizados uma varredeira de calçada e um compactador estacionário, dispositivo usado para compactar o lixo em grande quantidade, gerando economia de tempo e aumentando a produtividade das equipes. Na véspera do primeiro dia das atrações do Réveillon, será realizada limpeza padrão nos locais.
Fiscalização
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará, durante os dos dois dias de evento, com 400 agentes de Atividades Urbanas no ordenamento do local e na avaliação dos termos de permissão, concedidos pela Secretaria Executiva Regional 2 (SER II) aos ambulantes cadastrados para trabalhar durante os festejos, a fim de verificar se o comerciante está obedecendo aos critérios previstos na sua autorização. O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) terá 226 agentes e operadores de tráfego. Sua atuação para o plano especial de fim de ano começa no dia 27 de dezembro e vai até o dia 1º de janeiro.
O objetivo da operação, além de preservar a organização da festa, é tentar coibir possíveis obstruções irregulares, tanto no espaço do show como no entorno. Além disso, os fiscais realizarão vistorias em carrinhos ambulantes, para a verificação da proibição da venda de garrafas de vidro em evento de massa, devido ao grande risco de acidentes com materiais perfurocortantes.
No que compete ao protocolo de Vigilância Sanitária, os fiscais promoverão inspeção prévia do laudo de potabilidade da água que será servida aos convidados do evento, com a finalidade de garantir a salubridade e prevenir possíveis riscos sanitários.
A Agefis reforça ainda que o Plantão Especial Noturno de monitoramento da Avenida Beira-Mar continuará sendo realizado durante os festejos de Réveillon, além da disponibilidade de uma equipe de plantão para realizar busca ativa na área e atender denúncias relacionadas aos fogos de artifício e paredão de som.
Ambulantes
As vendas de alimentos e bebidas serão feitas por ambulantes cadastrados pela gestão municipal. Ao todo, 396 permissionários atuarão de forma itinerante e fixa para atender os participantes do evento. Os vendedores irão trabalhar em barracas distribuídas entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua João Cordeiro e dali até o espigão da Praia de Iracema.
O maior Réveillon do Norte e Nordeste será a festa mais sustentável da história. Além de conceder autorização, a Prefeitura de Fortaleza também capacitou os ambulantes em temas relacionados à segurança, higiene alimentar e descarte correto dos resíduos sólidos.
A formação teve como objetivo conscientizar os ambulantes da natureza sustentável da festa e estimulá-los a praticar a reciclagem. Realizado em três turmas, o curso foi ministrado pela Vigilância Sanitária de Fortaleza (Cevisa) e pela equipe do programa Re-ciclo, uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com o iFood e a startup Solos.
Proteção de crianças e adolescentes
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), realizará ação protetiva para acompanhar possíveis casos de violação de direitos praticados contra crianças e adolescentes.
Ao todo, 23 educadores sociais e técnicos do Programa Ponte de Encontro, executado pela Funci, realizarão abordagem social para identificar situações de violação de direito que envolvam crianças e adolescentes, tais como: trabalho infantil (que inclui mendicância, comércio e a exploração sexual), situações de negligência (crianças que ficam sozinhas no local, por exemplo) e violência. Os casos identificados serão encaminhados à rede socioassistencial de Fortaleza.
Horários
27/12 – 19h às 23h
28 e 29/12 – 19h às 22h
30 e 31/12 – 19h às 04h