Imagem: Rogério Lima
#Publieditorial
Iniciativa da Secretaria do Turismo de Fortaleza, em parceria com a Abrasel Ceará, oferece um roteiro de sabor e tradição em cinco bairros da cidade
Que nas noites de quinta-feira o costume em Fortaleza é sair para comer caranguejo todo mundo já sabe. Mas a partir de agora, o calendário gastronômico do fortalezense ganha mais uma tradição: toda quarta-feira é dia de curtir umas boas doses do destilado mais tradicional do Brasil, a cachaça.
Explica-se: a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) lançou no último dia 20 de abril, em evento para convidados, a Rota da Cachaça Fortaleza. Com o objetivo de fomentar o turismo de experiências na capital, o novo projeto da Setfor aposta na degustação de diferentes tipos do destilado, harmonizados com petiscos regionais. Além disso, quem fizer o roteiro poderá conhecer também a história e algumas curiosidades sobre a bebida, uma das mais populares do Brasil.
O projeto – uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE) que visa fomentar o turismo gastronômico e cultural de Fortaleza –, integra uma série de roteiros de experiências na cidade que serão lançados pela Setfor ao longo de 2022.
Tendência do turismo nos dias atuais, os roteiros e projetos de experiências têm sido foco da Setfor, que já vem trabalhando nesse sentido há algum tempo. Um bom exemplo é o projeto Pôr do Sol Fortaleza, que aposta na experiência de escutar música ao vivo, à beira-mar, nos finais das tardes de domingo. “Costumo dizer que o turista 4.0, como hoje é chamado, não se interessa por conhecer apenas os pontos turísticos de um local”, explica Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza. “Ele quer mais: quer viver experiências que gerem recordações inesquecíveis, como um mergulho na gastronomia e na cultura locais, por exemplo, que é o que estamos oferecendo com a Rota da Cachaça”, complementa.
Para Taiene Righetto, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE), a nova rota vai movimentar não só o turismo, mas também a engrenagem de bares e restaurantes da cidade. “A Abrasel vê com muita alegria a parceria com a Setfor nesse projeto, que promove a riqueza da nossa gastronomia e das cachaças, inclusive aquelas produzidas no Ceará. Vamos trabalhar juntos para ampliar essa rota turística, cultural e gastronômica”, afirma.
Quarta da Cachaça
Inicialmente, a Rota da Cachaça Fortaleza passa por cinco estabelecimentos de diferentes bairros de Fortaleza: Arupempa/Complexo Pirata, Cantinho do Frango, Embaixada da Cachaça, Giz Cozinha Boêmia e Raimundo do Queijo.
Cada um desses locais montou combos específicos para compor o cardápio da Rota da Cachaça Fortaleza. Entre os rótulos selecionados, há desde os clássicos, produzidos de forma industrial e armazenados em tonéis de inox, bem como aqueles de cachaças armazenadas nas madeiras mais largamente utilizadas para o envelhecimento da bebida, como amburana, bálsamo e carvalho, dentre outras.
Embora possa ser feita nos outros dias da semana, às quartas-feiras, os estabelecimentos que integram a rota disponibilizarão um profissional para falar aos participantes sobre a história da cachaça, entre outras informações. O grupo participou de uma série de workshops sobre a história da bebida.
Para o treinamento dos profissionais e a consultoria na montagem da rota, a Setfor contou com Altino Farias, proprietário da Embaixada da Cachaça. Grande conhecedor da bebida, Altino é conselheiro da Abrasel-CE, membro conselheiro da Academia Brasileira da Cachaça de Alambique e membro efetivo da Cúpula da Cachaça.
Altino aposta no poder de mudança de conceitos do novo projeto. “O roteiro chama atenção para a cachaça, bebida nacional por excelência, que normalmente é deixada em segundo plano frente aos modismos que surgem no mercado. Nesse cenário, sendo de qualidade superior à maioria dos destilados, uma experiência de degustação de cachaça pode mudar o conceito que alguns consumidores têm da bebida”, acredita.
Copos colecionáveis
Quem consome um dos combos que compõem o cardápio da Rota da Cachaça Fortaleza também recebe de brinde um copinho com a marca do projeto e do estabelecimento que visitou. Ao todo, são cinco modelos de copo, ideal para colecionadores.
A Rota da Cachaça Fortaleza pode ser feita de acordo com o gosto do freguês: em grupo, sozinho, toda ela em um só dia ou ao longo de vários dias. O importante é viver a experiência!
Estabelecimentos Rota da Cachaça Fortaleza
Arupemba / Complexo Pirata
Rua dos Tabajaras, 325 – Praia de Iracema
Quarta a sábado (16h às 23h)
Cantinho do Frango
Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota
Segunda a quinta (10h às 16h)
Sexta (10h às 22h)
Sábado e domingo (10h às 19h)
Embaixada da Cachaça
Rua João Brígido, 1245 – Joaquim Távora
Segunda a quarta (10h30 às 23h)
Quinta e sexta (10h30 às 00h)
Sábado (10h30 às 20h)
Giz Cozinha Boêmia
Rua Professor Dias da Rocha, 579 – Meireles
Segunda a quinta (17h às 00h)
Sexta a domingo (12h às 00h)
Raimundo do Queijo
Rua General Bezerril, 151 – Centro
Segunda a sexta (7h às 16h30)
Sábado e domingo (7h30 às 13h30)