No período de festas, a Capital deverá receber mais de 600 mil visitantes, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, impactando positivamente a economia e gerando emprego e renda.
O Réveillon de Fortaleza 2024 terá três dias de festa, de 29 a 31 de dezembro, com 17 atrações de peso animando o público no Aterro da Avenida Beira-Mar. O evento deve destacar ainda mais a Capital como um grande destino turístico brasileiro, atraindo mais de 600 mil visitantes, número que representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior, impactando positivamente a economia e gerando emprego e renda para milhares de fortalezenses.
Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Titãs, Marisa Monte, Alok, Péricles, Luísa Sonza, Marina Sena, João Gomes, Wesley Safadão, Xand Avião, Mari Fernandez, Taty Girl, Bel Marques, Camila Marieta, Murilo Huff e Giovana Bezerra são as atrações confirmadas para os três dias da festa da virada, que promete ser a maior da história da capital cearense.
Para contribuir para tornar a grande festa conhecida nacional e internacionalmente, no último 24 de outubro, a Prefeitura de Fortaleza reuniu em São Paulo representantes da imprensa, trade turístico, formadores de opinião e patrocinadores em um bonito lançamento, no qual foram apresentados o evento e os potenciais econômicos de Fortaleza.
Na ocasião, que foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, foram anunciadas as 17 atrações da festa. “Este ano teremos três dias de festa e, com as atrações que agora nós acabamos de revelar, a expectativa é de termos um público maior visitando Fortaleza e aproveitando o Réveillon. Esperamos receber bem mais do que os 550 mil turistas que vieram para a cidade no mesmo período do ano passado. Fortaleza já tem uma grande estrutura hoteleira e gastronômica, e desde o ano passado temos uma parceria com empresas, para que elas custeiem os cachês dos artistas que se apresentam na festa. A capital cearense já é um grande destino de férias e do Réveillon brasileiro e, com ousadia, muita hospitalidade e calor cearense, vamos crescer ainda mais”, afirmou o prefeito José Sarto no lançamento.
Com o incremento do turismo, o benefício econômico e social do evento também deverá aumentar, ressaltou o prefeito. “Ano passado, no período de 15 de dezembro a 15 de janeiro, tivemos o impacto de 3,4 bilhões de reais e empregamos direta ou indiretamente 186 mil pessoas. Isso tem um efeito fortíssimo na economia e neste ano nós esperamos superá-lo”, destacou ele na ocasião.
O prefeito reforçou ainda a expectativa de atrair mais de 600 mil visitantes, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, quando a cidade contabilizou cerca de 550 mil turistas.
Segundo o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, o Réveillon é uma das ações previstas dentro do Plano de Marketing Turístico da cidade. A festa faz parte da estratégia para atrair cada vez mais turistas, gerando mais retorno econômico e destacando Fortaleza como um dos principais destinos turísticos do Brasil. “Desde o segundo semestre do ano passado, estamos executando o maior plano de Marketing Turístico que Fortaleza já teve, aprovado pelo prefeito Sarto. Esse plano é financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e esse recurso é aplicado especificamente na promoção da cidade, seja em feiras, workshops, fampress, ações de receptivos de turistas, entre outros, tanto no Brasil quanto no exterior”, afirmou.
“Com esse lançamento nacional do Réveillon, nossa meta é aumentar ainda mais o número de visitantes, o tempo que eles passam na Cidade e o ticket médio. Esperamos receber pelo menos 600 mil turistas, com um gasto médio de R$ 5 mil cada, o que representa um importante e positivo impacto para a economia da nossa cidade”, concluiu o secretário.
Crescimento econômico
O Réveillon de 2023 gerou uma receita de R$ 3,4 bilhões para a economia e mais de 186 mil vagas de emprego formais e informais entre os dias 15 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023. Além de atrair mais visitantes, a expectativa é aumentar o tempo de permanência dos turistas na cidade.
Além do aumento dos dias de festa de dois para três em relação ao ano passado, o lançamento nacional Réveillon realizado em São Paulo também faz parte da estratégia da Prefeitura de Fortaleza para consolidar o evento como um dos mais atrativos do País. O objetivo é aumentar a visibilidade da capital, atrair mais turistas e garantir patrocínios.
Segundo o prefeito José Sarto, a remuneração dos artistas também será feita pela iniciativa privada. “Os cachês dos artistas que vão se apresentar no melhor Réveillon do Brasil serão pagos com recursos da iniciativa privada. Teremos um evento gratuito, bonito, bem organizado e que vai atrair turistas, gerar empregos e grande impacto financeiro na nossa cidade”, afirmou Sarto em suas redes sociais.
Ele enfatizou que o Réveillon passado gerou impacto de R$ 3,4 bilhões. “Por isso, é tão importante investir no setor de turismo e em eventos. Para criar mais oportunidades e desenvolver nossa economia. Isso é parte de um esforço muito grande para superar desafios históricos e fazer nossa cidade cada vez mais próspera e justa”, reforçou.