Fortaleza tem se destacado no turismo nacional, sendo um dos destinos mais procurados para as férias de final de ano, Natal e Réveillon.
Durante os dias 30 e 31 de dezembro, acontecerá o Réveillon de Fortaleza, marcando o retorno da tradicional festa do Aterro da Praia de Iracema após dois anos. Entre as atrações confirmadas estão Alok, Daniela Mercury, Luan Santana, Nando Reis, Jorge Aragão, Luisa Sonza, Alcione, Alceu Valença, Xand Avião e Nattanzinho. Ao todo, são esperados 600 mil turistas para o período (20 de dezembro a 5 de janeiro), com gasto per capita de R$ 5 mil e permanência média de 6,5 dias. Os dados são do Observatório do Turismo, vinculado à Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor).
Com o retorno da festa, a taxa de ocupação hoteleira deve ficar acima dos 90% e a grande quantidade de visitantes movimentará mais de 50 setores que compõem a cadeia turística, como passeios, comércio e restaurantes. Com dois dias de festa, os prestadores de serviços também terão oportunidade: 465 ambulantes estarão cadastrados para trabalhar.
Além disso, para quem quiser curtir a cidade além dos shows na Praia de Iracema, a Prefeitura fez uma seleção de diversas atrações.
Entregue em maio deste ano, a Beira-Mar de Todos é um dos principais pontos de encontro da cidade. Ao longo da orla, foram instalados diversos equipamentos esportivos e de lazer como anfiteatro, skatepark, quadra poliesportiva, quadras de areia, academia ao ar livre e estação do Bicicletar, possibilitando que o visitante tenha diversas opções para a prática de atividades físicas.
No local também funciona a nova Feirinha da Beira-Mar, com 707 boxes comerciais distribuídos em mais de 8 mil metros quadrados de área totalmente urbanizada e acessível. No equipamento, que funciona diariamente das 16h às 22h, é possível adquirir artesanatos, roupas, acessórios, pinturas, produtos em crochê e renda e itens locais.
A Beira-Mar de Fortaleza é um dos locais turísticos mais completos do Brasil em infraestrutura, com barracas, equipamentos esportivos e banheiros públicos. Com as reformas recentes, são mais de 125 mil m² de área urbanizada, além de 3 km de via com nova pavimentação em piso intertravado.
Na cena cultural, a Prefeitura de Fortaleza promove semanalmente a Quarta Cultural, com apresentações musicais e humorísticas no Theatro São José. Além disso, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE) e Normatel, há o projeto Pôr do Sol em Fortaleza, onde a apresentação de músicos locais anima a apreciação do espetáculo natural.
Para quem gosta de uma boa comida, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Turismo e em parceria com estabelecimentos locais, realiza também a Rota da Cachaça e a Rota Gastronômica Cultural, onde é possível uma imersão no melhor dos sabores regionais da nossa cidade.
Fortaleza conta ainda com diversos equipamentos culturais como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento do Governo do Estado que congrega espetáculos, salas de cinema, espaços gastronômicos, museus e galerias de arte itinerantes. E para quem quiser conhecer um pouco mais da nossa história e arte, a Capital abriga o Museu do Ceará, o Museu da Indústria, o Museu da Fotografia e o Museu da Imagem e do Som do Ceará.
A capital cearense conta também com diversos bares, restaurantes e shopping centers espalhados ao longo de toda a sua malha urbana. Com tantas atrações assim, não é à toa que, de acordo com estudo da plataforma Decolar.com, Fortaleza está na terceira posição entre os destinos nacionais mais buscados para passar o Natal deste ano.