Imagem: Divulgação
#Publieditorial
Consagrada como um dos principais pontos turísticos da capital cearense, a Avenida Beira-Mar vem se transformando, desde julho de 2018, com as obras de requalificação da Prefeitura de Fortaleza. Há três anos, a orla alencarina tem recebido diversas melhorias urbanísticas, como novo piso, equipamentos de esporte e lazer, banheiros públicos, quiosques, ampliação das vagas de estacionamento, entre outras intervenções. Atualmente, com 93% dos serviços executados, o local já tem proporcionado uma nova experiência para os fortalezenses e turistas.
A Avenida Beira Mar traz, além de um movimentado calçadão, bares, barracas, coqueiros e edifícios culturais e gastronômicos, tornando-se o ponto mais frequentado da cidade. Com as obras, o cenário ficará ainda mais propício para a geração de renda e o aquecimento do turismo.
Nos últimos meses, estão em execução as ações de urbanização da orla, como paisagismo, revestimentos dos quiosques e acabamentos de piso. No entanto, devido ao cenário de pandemia de Covid-19 e as exigências sanitárias implementadas no Brasil, as obras tiveram que passar por reformulação no cronograma. Com a mudança, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) estima que as intervenções devem ser finalizadas até julho deste ano.
Feirinha da Beira-Mar
No início de abril deste ano, a Prefeitura de Fortaleza iniciou as obras de reordenamento da Feirinha da Beira-Mar, cujo projeto prevê a construção de 707 boxes comerciais para a venda de artesanatos e produtos regionais. Para as próximas etapas, previstas a serem iniciadas também neste primeiro semestre, estão a construção de um skatepark e a instalação de uma guarderia e rampa para embarcações, construídas na orla do Mucuripe, ao lado do Mercado dos Peixes.
Sobre a obra
Ao todo, são mais de 66 mil metros quadrados de área urbanizada, no trecho entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Tereza Hinko. As intervenções, atualmente em andamento na capital, são uma continuação das obras de requalificação já realizadas desde o novo Mercado dos Peixes, no Mucuripe, até o calçadão na Estátua de Iracema, às margens do Riacho Maceió. Parte da urbanização da avenida já foi finalizada, como a instalação de nova pavimentação com piso intertravado, construção de calçadas e instalação de um amplo sistema de drenagem.
Em breve, a região passará a contar com novos postes de iluminação com fiação embutida, espaços para convivência com caramanchões, academias, banheiros, parques infantis, quadras de vôlei de praia, pista de skate, anfiteatro, pista de hockey, Casa do Turista e quiosques de alimentação e bebidas. Todos os equipamentos serão padronizados, garantindo o reordenamento do comércio na região e valorizando o pequeno empreendedor.
Novo aterro
Em novembro de 2019, a Prefeitura de Fortaleza realizou a “engorda” do aterro já existente, na Praia de Iracema, e criou um novo aterro entre as avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira, com acréscimo de 80 metros de faixa de praia. Juntas, as faixas de engorda somam um trecho de dois quilômetros, área equivalente a quase 18 quarteirões.
O novo aterro possibilitou a ampliação do calçadão e a instalação de equipamentos de esportes e lazer, bem como a construção da nova via paisagística com ciclovia, pista de cooper e criação de 350 vagas de estacionamento, proporcionando mais comodidade e segurança para os moradores e turistas. O investimento total da obra foi de, aproximadamente, R$ 123 milhões de reais.