Neste mês de outubro, a oferta por exames será ampliada, o encaminhamento ocorre por meio dos postos de saúde da capital
O mês de outubro evidencia a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza ao longo do mês diversas ações, sobretudo no âmbito da saúde, como forma de chamar a atenção da população acerca da temática, além de ampliar a oferta para os exames de mamografia.
Os postos de saúde irão promover trabalhos educativos e serviços de prevenção e diagnósticos. As programações contam com palestras e rodas de conversa, abordando temas como conscientização da realização da mamografia para o diagnóstico, papel da alimentação saudável na prevenção do câncer de mama e a prática do exercício físico, autoestima feminina, o impacto na qualidade de vida frente ao diagnóstico da doença, dentre outros.
Além disso, as atividades incluem também mutirões de solicitação de exames de mamografia, oferta de testes rápidos e exames citopatológicos, bem como uma busca ativa de pacientes na faixa etária de 50 a 69 anos para realizar o exame de mamografia.
“O exame de mamografia é recomendado a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos. Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente os serviços de saúde”, alerta a assessora técnica da saúde da mulher, Léa Dias.
Abertura oficial
A abertura oficial da Campanha acontece no dia 07 de outubro, a partir das 9h, na Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, com apresentação artística, nutricional e com aulão de exercícios físicos. Na ocasião, haverá exames de mamografias e ultrassons sendo realizados nas mulheres que foram agendadas pela Atenção Primária.
Atendimento
Para facilitar o acesso desse público aos exames a respeito do câncer de mama, neste mês de outubro, a SMS irá ampliar a oferta para cerca de 4.000 exames de mamografias a serem realizadas na rede secundária de Fortaleza, além das vagas já ofertadas regularmente. O encaminhamento ocorre por meio dos 116 postos de saúde da capital. A indicação acontece, sobretudo, para o rastreamento de mulheres acima de 40 anos, mulheres com histórico familiar ou com queixa de sintomas mamários.
Na capital foram realizadas cerca de 25 mil exames de mamografias em 2020 e 34 mil em 2021 na rede municipal. Até agosto de 2022, quase 20 mil mulheres já foram contempladas. Foram registrados, de 2020 a 2022, 741 óbitos por câncer de mama, sendo 274 em 2020, 264 em 2021 e 203 até agosto de 2022.
Para o assessor técnico da SMS e também médico mastologista Paulo Vasques, o autocuidado ainda é um grande aliado na detecção precoce do câncer de mama. A mulher precisa realizar o exame clínico das mamas pelo menos uma vez ao ano, pelo profissional de saúde e praticar o autoexame como forma de autoconhecimento, pelo menos uma vez no mês.
“É importante que as pessoas fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama, e isso vale para homens e mulheres. Quando a mulher, por exemplo, conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica. Lembrando que o autocuidado não substitui a mamografia, que deve ser realizada regularmente”, ressalta.
Monitoramento
Durante o último mês as equipes de saúde da Atenção Primária realizaram um monitoramento do número de mulheres de 50 a 69 anos inseridas na Central de Regulação do Município, que estão à espera do exame de mamografia, a fim de qualificar e diminuir a fila.
Saiba mais
O Câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente no mundo e no Brasil. No Brasil, cerca de 60% a 70% dos casos de câncer de mama são identificados em estágios avançados, de acordo com o Ministério da Saúde. Não fumar, ter uma alimentação saudável, manter o peso equilibrado e amamentar são algumas das dicas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para prevenção ao câncer de mama.