Camila Cavalheiro irá competir na modalidade Inline Downhill, categoria mais rápida da patinação. A competição acontece em Barcelona, na Espanha
Na busca de qualidade de vida e lazer, muitos brasileiros estão se tornando adeptos da patinação. A prática de andar de patins é relativamente recente, pois a maioria, 80,1%, pratica o esporte há menos de três anos – do total, 52,8% estão no esporte há menos de um ano. Os dados são da Adreninline, maior portal de patinação do Brasil.
A ascensão do esporte fez com que atletas ganhassem notoriedade, como é o caso da Camila Cavalheiro, primeira brasileira que irá competir na modalidade Downhill nas olimpíadas Rollergames 2019, em Barcelona, na Espanha. A modalidade é a mais rápida da patinação, e pode alcançar velocidades acima de 100 km/h. Camila tem o apoio de marcas como a Fila Skates e do Time de Patinação Adreninline.
Tudo começou como hobby, em 2013. “Eu estava passando por uma loja de artigos esportivos, até que os patins me chamaram atenção após eu assistir um vídeo dentro do próprio estabelecimento sobre o esporte”, explica Camila. Já no ano seguinte, ela participou do primeiro campeonato em Curitiba (PR) de nível nacional e obteve seu primeiro pódio: 1º na modalidade Jump e 3º no slide. No total, a atleta já participou de sete competições de Freestyle slide.
A patinação
Com a prática de andar de patins bombando, muita gente procura na atividade uma válvula de escape da rotina. “A patinação, como qualquer outro esporte, agrega benefícios para a saúde física e mental. Você se diverte, fortalece os músculos, por exemplo. Muitas empresas já estão adotando a prática de patinação para funcionários. Isto traz mais produtividade para as empresas, faz com que os profissionais aprendam a trabalhar em grupo, apoiem um ao outro”, diz Dennis Tavares, diretor técnico da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação.
Para quem está iniciando, é preciso ter alguns cuidados. “O ideal é procurar um equipamento que seja confortável, de qualidade, para não acabar se lesionando. Utilizar sempre os equipamentos de segurança e, se possível, ser acompanhado por um instrutor para auxiliar”, destaca o diretor.
Segundo Dennis, no início, a recomendação é que a prática de patins seja feita em cima de um tapete ou piso de grama para que se consiga ficar em pé. Isto ajuda a sentir o equilíbrio e depois ir saindo aos poucos. “O ideal no começo é praticar numa quadra ou piso plano, que não tenha muitas pessoas, carros ou animais”, indica.
Em Fortaleza (Vale apostar no Aterro de Iracema! Diariamente, há aluguel de patins por lá)
Serviço
Onde alugar patins
Vip Patins
Telefone: (85) 98541 8729
Iracema Beach
Telefone: (85) 98727 4903
Onde comprar
Bronx Skate Shop
Onde: rua Senador Pompeu, 834 , sala 233 – Centro
Telefone: (85) 3231 8363
Pratick Esportes
Endereço: condomínio Edifício Plaza Tower – Av. Santos Dumont, 2626 – Aldeota
Telefone: (85) 3244 3858
Com informações da Fila Skates