Fique por dentro de fatos que fazem parte da história da micareta que acontece entre os próximos dias 25 e 28 de julho, em Fortaleza
Foto: Davi Magalhães
O Fortal chega repleto de memórias aos seus 28 anos, celebrados em 2019. É certo que, como há muita história para contar, não conseguiríamos esgotá-la em uma matéria, mas preparamos uma listinha com curiosidades dessa micareta que já faz parte do entretenimento de Fortaleza para você ficar mais ainda por dentro do evento que chegou à Capital em 1992. Confira!
1.Comandado à época pela banda Cheiro de Amor sob a voz de Márcia Freire – ex-vocalista do grupo, o Araboneco foi o primeiro bloco do Fortal. No primeiro ano, a banda Pimenta Malagueta acompanhou o Araboneco no trio Som da Praça.
2.”Lero Lero”, hit do Cheiro de Amor, foi a música que abriu oficialmente o Fortal.
3.Na avenida Beira Mar, “sede do evento” por mais de uma década, houve, na primeira edição, desfile de trio independente. A intenção: “puxar” os foliões que não iriam sair dentro do cordão de isolamento do bloco.
4.No Araboneco, homens e mulheres trajavam mortalhas brancas como abadás. Para complementar, eles saíam de turbante branco e preto; elas, de “mamãe sacode” nas mãos.
5.Bell Marques e Durval Lelys estão no Fortal desde a segunda edição, há 27 anos. Ivete Sangalo desfila sua beleza no Corredor da Folia há 22.
6.Segundo fãs de longa data do Fortal, Ricardo Chaves, cantor à frente do bloco Kanguru por 11 anos, teria cantado a música “O Bixo” cinco vezes no circuito de uma das edições da micareta.
7.A banda Pimenta Nativa, com o cantor Serginho, deu as boas-vindas aos foliões do Fortal em 1996. O som foi “Maria Joaquina”. Sete anos depois, seria a vez de Cláudia Leitte, com “Cai Fora”.
8.Aviões do Forró, que será uma das atrações do Palco Mucuripe este ano, subiu ao trio no Corredor da Folia pela primeira vez em 2008.
9.A Cidade Fortal entra no 15º ano de funcionamento em 2019.