Com o avanço da vacinação do país, diversas cidades do Nordeste que tradicionalmente realizam grandes festas de Carnaval apostam em eventos-teste para retomada segura para o setor de entretenimento.
Em reportagem especial do UOL, as prefeituras de Olinda, Salvador e Recife afirmaram que farão eventos-teste ainda em 2021, que devem ajudar a entender qual o nível de segurança de grandes eventos públicos que as cidades podem comportar.
Carnaval em Salvador
A Prefeitura de Salvador informou que está em fase de definição dos protocolos para a retomada dos eventos, sem contudo adiantar os critérios sobre planejamento e data de realização do evento-teste. A proposta inicial já anunciada pela prefeitura em Junho é de que o evento aconteça no Centro de Convenções de Salvador, reunindo cerca de 500 pessoas em área aberta. Todos os convidados serão previamente testados e deverão estar, no mínimo, com 20 dias de comprovação da aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus, entre outras medidas de prevenção.
Mais recentemente, em entrevista a TV Aratu, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) afirmou que só haverá Carnaval em 2022 se a população acima de 12 anos estiver 100% vacinada contra a Covid-19. “Já estamos planejando o carnaval porque nós acreditamos na ciência. Se a gente tiver 100% da população com 12 ou mais vacinada até o final do ano, vamos ter carnaval em 2022 sim. O carnaval é muito importante e injeta mais de 1,5 bilhão na economia da cidade, além de gerar milhares de empregos”, declarou o prefeito.
Carnaval em Olinda
A prefeitura de Olinda ressaltou em nota à imprensa que está acompanhando o avanço da vacinação em todo o país e continuará a seguir medidas sanitárias de saúde. “A vontade da prefeitura é realizar o maior e melhor Carnaval do mundo na cidade de Olinda, como vinha acontecendo nos últimos anos. Mas, é preciso fazer isso com segurança”. A depender das circunstâncias, Olinda está programando dois eventos-teste para antes do Carnaval 2022: um em novembro e outro em dezembro. Detalhes não foram ainda divulgados
Carnaval em Recife
Em relação à cidade de Recife, a prefeitura disse esperar que a vacinação tenha efeito e estimou avanço no ciclo vacinal dos habitantes da capital pernambucana pelos próximos meses, com conclusão em Dezembro. O município ressaltou contudo que a retomada do Carnaval está condicionada às condições do cenário da pandemia e dependerá da autorização de autoridades sanitárias.