Neste ano, o evento traz como tema a “Massafeira Livre” e homenageia o mestre Tarcísio Sardinha
“Som. Imagem. Movimento. Gente”. É assim que o movimento Massafeira Livre foi definido nos idos da década de 1970. E é assim que a homenagem a este momento das artes cearenses irá influenciar o Ciclo Carnavalesco 2023 em Fortaleza. O Pré-Carnaval teve início nesta sexta-feira (20/01) e segue até o domingo (12/02), enquanto o Carnaval será realizado de 18 a 21/02, sendo uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor).
Com temática “Massafeira, no ritmo dos reencontros”, o evento realiza ainda homenagem ao querido músico Tarcísio Sardinha, por seu relevante trabalho para a música, a cultura e a formação de gerações de músicos no Ceará.
Ao longo de quatro fins de semana, a programação irá se espalhar por nove polos de Fortaleza. Desses, dois são novidades: a festa ocorre também no Marco Zero da Barra do Ceará e no Parque Rachel de Queiroz. A programação continua em outros sete polos tradicionais da Cidade: Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas), Mocinha (Rua Padre Climério com Rua João Cordeiro), Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica (Praça João Gentil), Polo dos Queijos (Raimundo dos Queijos) e Passeio Público (infantil).
Durante o Carnaval, a festa ocorrerá em sete polos: Avenida Domingos Olímpio, Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Passeio Público, Benfica (Praça João Gentil) e Cidade da Criança.
Temática
O Ciclo Carnavalesco deste ano traz como tema “Massafeira, no ritmo dos reencontros”, em homenagem ao movimento musical e artístico que se consolidou em um grande evento realizado em março de 1979 no Ceará e em um disco duplo. “Massafeira começou faz muito tempo, até bem antes do que quando se materializou em forma de um grande ajuntamento de som, imagem, movimento, poesia e muita, muita gente transando tudo isso, numa efervescência febril, bela e loucamente solta durante quatro dias. Era como se fosse o carnaval mudando de data e mais verdadeiro, março de 79/Fortaleza”, estava escrito na contracapa do LP.
O evento ocorreu em março de 1979 no Theatro José de Alencar e, além da música, abrangeu outras manifestações artísticas. Entre os artistas que participaram do disco duplo, lançado pelo movimento, estavam Ednardo, Fagner, Mona Gadelha, Lúcio Ricardo, Patativa do Assaré, Belchior, Ângela Linhares, Calé Alencar, Téti, entre outros.
Homenagem
O Ciclo Carnavalesco de 2023 também homenageia o mestre Tarcísio de Lima Carvalho, o nosso querido Tarcísio Sardinha, que faleceu em 2022. Ele foi presença constante nas rodas de samba e de choro na Capital, além dos palcos de música popular. Professor, arranjador, compositor e multi-instrumentista, Sardinha foi um agitador cultural relevante na vida musical de Fortaleza e do Ceará. Durante sua trajetória, apresentou-se ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Belchior, Fagner, Amelinha, Dominguinhos e Ednardo. Além disso, foi responsável pela direção musical de shows de artistas como Falcão, Fausto Nilo e Zeca Baleiro.
Durante a folia, os brincantes não podem descuidar dos cuidados pessoais. Uma boa hidratação e o uso de protetor solar nas festas diurnas são dicas importantes para quem vai curtir o Ciclo Carnavalesco de Fortaleza. Também vale caprichar nos adereços e glitter, mas usando roupas leves de acordo com o clima tropical de nossa cidade.