Neste domingo (5), o camaleão do Axé e ícone do Fortal, Bell Marques celebrou seus 69 anos em alto-astral e com gás renovado para agitar muitos trios elétricos no Carnaval. Em publicação nas redes sociais, Bell comemorou a data. “Caramba! Tô feliz demais e muito agradecido a todos com as milhares de mensagens que recebi! Isso não tem preço, o carinho demonstrado por mim é muito grande, isso me inspira e aumenta mais ainda a minha energia. Artista Feliz!”, escreveu.
Dono de diversos sucessos que marcaram época, Bell Marques conquistou um espaço na memória e no coração dos foliões mais saudosos. Confira momentos marcantes na trajetória de Bell Marques:
Chiclete com Banana
À frente da banda, entre os anos de 1980 e 2014, Bell Marques levou o Chiclete com Banana ao seu auge com ideias que revolucionaram o carnaval de rua, desde as primeiras gravações em cima de trios elétricos até caixas de som acopladas na lateral da máquina. Com uma legião de fãs apaixonados e marcando presença em festividades por todo o país, como o circuito Barra-Ondina, não tardou para que Bell Marques se tornasse uma das maiores personalidades do Carnaval.
Carreira Solo
Encerrando ciclos, Bell Marques oficializou sua saída do Chiclete com Banana ainda em março de 2014. Na época, Bell subiu à frente do ‘Bloco Vumbora’, no circuito Barra-Ondina, que contou com a participação do Aviões do Forró e da banda Rafa & Pipo Marques, composta pelos filhos do cantor baiano. Todos de branco, Bell e sua nova banda começaram a nova fase ao som de “Ave Maria”, de Charles Gounod.
Até hoje, seja em palcos e lives na internet, Bell Marques se apresenta com canções de sua antiga banda, imortalizadas em sua voz, e parcerias consagradas ao longo do tempo de chicleteiro. Em seu repertório mais recente, o cantor baiano se destaca com as composições ‘Coladinho’, ‘Minha Deusa (Cabelo de Chapinha)’, ‘Cê Quer Fazer Amor’ (part. Rafa & Pipo Marques), ‘Vou te Amar o Ano Inteiro’, “Eterno Enquanto Dure’, ‘Amor Bacana’ (part. Wesley Safadão), ‘A Patroa Pirou’, ‘B de Bell’ e ‘Portabilidade’
Passagem no Fortal
Não poderíamos falar de Bell Marques sem mencionar o Fortal, não é mesmo? Desde sua segunda edição, ainda em 1993, Bell era sempre destaque com sua alegria, fantasias inéditas e repertório único para festival, considerado um dos maiores do Brasil. Sua passagem, certamente, embalou diversas histórias de amor e momentos de amizade entre foliões que se permitiram viver o Fortal!
Futuro
Com o avanço da vacinação no País, Bell Marques já se prepara para a volta aos palcos e aos braços do público. Ainda em novembro, Bell comandará diversos shows, ao lado de grandes personalidades da música, em um dos maiores cruzeiros do Brasil, o MSC Preziosa. O cantor baiano também é cotado para festas de réveillon. Mais recentemente, Bell manifestou desejo de retomar shows em trios elétricos e anunciou preparativos para gravação de DVD no calor e agito do Carnaval em Salvador.
Top d + só quem viveu sabe