Com o avanço no ritmo da vacinação contra a covid-19, novos públicos que fazem parte de grupos não prioritários (idosos e pessoas com comorbidades) passaram a receber o imunizante e também a ter dúvidas sobre a rotina de atividades físicas após a aplicação. Seja porque sentiu efeitos colaterais ou porque pratica atividades físicas intensas ou mesmo porque deseja iniciar novas modalidades, as dúvidas são variadas e a Ayo Fitness Club, referência no segmento premium fitness de Fortaleza, esclarece algumas questões respondidas pelo coordenador técnico da academia, Júlio César Filho.
Com quantos dias é recomendado voltar aos treinos após a vacina?
Atualmente não há nenhuma recomendação que impeça a prática de atividades físicas após a vacinação. “Na verdade, a prática de exercícios físicos estimula uma melhoria do nosso sistema imunológico”, pontua Julio, lembrando da importância e a essencialidade de se manter ativo nos treinos, a fim de se proteger contra a covid-19.
Após vacinar, existe alguma restrição a respeito de treinos?
É preciso estar atento aos possíveis efeitos colaterais que podem surgir, principalmente entre as 48 horas após a vacinação das 3 vacinas atualmente disponibilizadas no Brasil: CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e a Pfizer. “Logo após esse período, normalmente estes efeitos desaparecem por completamente”, pontua o professor.
Caso surjam efeitos colaterais, é bom ficar em casa? O que se deve fazer?
Algumas pessoas podem apresentar dores nas articulações, náuseas, febre, fadiga, dor de cabeça, entre outros. Essas sensações são ocasionadas pelo funcionamento ativo e intenso do sistema imunológico, produzindo anticorpos e reações necessárias para defesa do corpo. Entretanto, é preciso lembrar que essas reações não são sentidas por todas as pessoas. “Caso você esteja se sentindo indisposto a realizar o exercício físico devido a reações, é recomendável suspender os treinos e retomar as atividades apenas quando efeitos colaterais das vacinas estiverem desaparecidos”, finaliza.