Os tradicionais abadás do Fortal vão contar com uma novidade, visando reforço na segurança dos foliões, na edição de 2024. Um chip vai ser implementado nos abadás para reforçar o combate às falsificações. O diretor do Fortal, Pedro Coelho Neto, explicou a medida (veja na entrevista abaixo). Em 2024, o evento acontece de 18 a 21 de julho na Cidade Fortal.
“O investimento reforça o compromisso da diretoria com o resguardo dos foliões dos blocos e com a boa condução de todo o evento. A edição deste ano seguirá com o apoio das forças de seguranças amigas, mantendo e reforçando todo o plano operacional para a maratona de shows”, disse Pedro Coelho Neto.
Veja abaixo mais detalhes do chip nos abadás do Fortal
- Por que a medida vai ser implementada?
A implementação de chips nos abadás do Fortal 2024 representa um passo importante na elevação do nível de segurança para todos os foliões durante os quatro dias de festa. Essa iniciativa visa combater de forma ainda mais eficaz a falsificação de abadás, garantindo que apenas foliões com ingressos legítimos tenham acesso ao evento.
Além de proteger os associados dos blocos contra golpes e frustrações, a medida também incentiva a compra de abadás em canais oficiais, evitando transtornos e garantindo a autenticidade do ingresso. Acreditamos que essa medida contribuirá para uma experiência ainda mais positiva e segura para todos os foliões.
- Como vai funcionar?
Cada abadá do Fortal 2024 contará com um chip embutido e inviolável, que será validado em diversas etapas. No momento da entrega, a autenticidade do chip será verificada para garantir que o abadá seja legítimo. Na entrada do evento, ele será novamente validado para confirmar o acesso do folião à festa. Dentro dos blocos, a tecnologia de leitura dos chips permitirá a identificação de foliões em tempo real, contribuindo para a segurança de todos dentro dos blocos.
Quem adquirir seu abadá de amigo/familiar ou, por algum motivo, precisar repassá-lo, teremos um atendimento à disposição em nossa Central do Fortal para conferir a autenticidade dos abadás.
- Qual resultado a organização espera com a medida?
Esperamos reduzir a incidência de casos relacionados a abadás falsificados, pois a tecnologia de chip torna a falsificação extremamente complexa e inviável, protegendo os foliões contra golpes financeiros e frustrações. Além disso, a validação em tempo real dos chips permitirá um controle mais preciso do acesso ao evento, garantindo a segurança e a organização da festa. Com isso, ao eliminar a preocupação com abadás falsificados, os foliões poderão curtir o Fortal com tranquilidade e aproveitar ao máximo toda a programação.
- Quais situações podem ser evitadas com esse chip?
O principal problema que o sistema de chips ajuda a evitar é a falsificação de abadás, que pode trazer diversas consequências negativas para os foliões, como o prejuízo financeiro, além de frustração e insegurança, pois a situação de descoberta de um abadá falsificado na entrada do evento pode gerar uma experiência totalmente indesejável ao folião.
- É muito comum que os foliões customizem os abadás (o que muitas vezes envolve o corte das peças). Como prevenir que o chip seja danificado?
Incentivamos a personalização criativa dos abadás para que os foliões expressem sua alegria e individualidade durante a festa. No entanto, é importante manter o logotipo do Fortal intacto para evitar qualquer tipo de fraude. Para garantir que o chip não seja danificado durante a customização, recomendamos a adesão por técnicas de customização que não comprometam a integridade do logotipo, como colagem de apliques, pinturas ou uso de glitter; e a personalização de mangas, comprimento ou tamanho, sem afetar a região central do abadá, principalmente na área próxima à marca do Fortal.
Com informações do G1 Ceará.