De grupos de WhatApp aos treinos HIIT e funcional, a preocupação reina quando o assunto é ficar em forma para a micareta. Nutricionista, educador físico e ortopedista apontam como lidar com o período
Começa a contagem regressiva para Fortal 2019, maior micareta fora de época do Ceará, que ocorre de 25 a 29 de julho. Para arrasar na festa, tem gente atrás de intensificar o treino na academia, trocando a dieta e até garantindo marquinha de bronze. É o caso da jornalista Bárbara Bezerra, que já vai para sua oitava edição consecutiva de Fortal. Ela criou com as amigas o grupo no WhatsApp “Dietas de Preparação para o Fortal”, onde trocam rotinas de alimentação saudável, combinam de correr juntas, compartilham treinos de musculação e marcam até uma praia periódica para pegar um bronze. Uma força-tarefa para cuidar do corpo até o dia do evento.
“Em maio, a gente já inicia a preparação. Tudo começa a girar em torno do Fortal. A dieta é o mais complicado porque a gente acaba de sair das festas juninas e está entrando nas férias e comendo mais. Nesse período, tento cortar o máximo de carboidratos, menos antes do treino. Também tomo muito chá, um litro por dia, e bastante água. Tudo com acompanhamento de um profissional, claro”, diz Bárbara.
Para a nutricionista Mirella Sales, o ideal neste mês não é fazer uma dieta muito restritiva para perder peso. A meta deve ser enxugar. “É melhor fazer uma alimentação associada a exercício físico que melhore e que desenhe melhor seu corpo. E isso está mais relacionado a diminuir retenção hídrica e manter ou ganhar massa muscular. O primeiro pilar é hidratação. Beber bastante água vai ajudar a limpar o corpo, eliminar toxinas e consequentemente desinchar. A dica é medir 35 ml de água vezes o peso da pessoa”, indica.
Segundo Mirella, o cuidado com a alimentação é imprescindível. A nutricionista alerta para que se evite as dietas restritivas, que podem até trazer malefícios se não forem bem orientadas. “Em um mês, você não vai conseguir mudar seu corpo, mas vai deixá-lo mais preparado. Consuma mais frutas, verduras, leguminosas, carnes magras e peixes. Não deixe de consumir carboidrato. Neste caso, opte pelo inhame, batata-doce, macaxeira e arroz integral”, cita.
Junto à alimentação, a academia também é aliada desse público. “Os melhores exercícios para entrar em forma rápido são aqueles que envolvem a maior quantidade de músculos para execução dos movimentos. As modalidades mais indicadas são HIIT e treino funcional na academia ou ao ar livre”, diz o personal trainer Rômulo Veras. O HIIT, por exemplo, é uma modalidade que envolve exercícios aeróbicos de alta intensidade por um curto período de tempo, sempre com intervalos descanso.
Segundo Rômulo, em um período tão reduzido, o público feminino gosta de focar geralmente no treino de coxa, glúteo e abdômen, enquanto os homens intensificam peito, costas e braços. Ambos buscam diminuir a gordura localizada. Na prática de atividade física, contudo, é preciso ter alguns cuidados, principalmente com curto prazo, alerta o ortopedista e traumatologista Marcus Barreto.
“Você tem que obter os resultados de forma gradual, porque senão acaba ultrapassando os limites e trazendo riscos para saúde. Com um treino irregular, você pode ter uma sobrecarga articular, um comprometimento inflamatório, problemas nas articulações, se expõe a um estresse a que ainda não se está preparado.” Ele explica que o quadro torna-se pior para quem está sedentário e já parte para uma atividade física intensa despreparado. “Ele acaba se expondo mais a um risco de lesão e se machucar”, enfatiza.