Confira também oito lugares para comer a iguaria. As sugestões espalham-se em bairros como Praia do Futuro e Parquelândia
A tradição de comer caranguejo na quinta-feira à noite pode até não ser mais uma prática isolada de Fortaleza, mas é possível dizer que a Capital é a grande pioneira no quesito apreciar a iguaria ao lado de uma cerveja gelada quando o sol despede-se as quintas. Professora do curso de bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mattu Macedo explica que o hábito teve início a aproximadamente uma década com o empresário Chico do Caranguejo, que, por uma questão logística, iniciou a comercialização do crustáceo às quintas-feiras.
“O Chico do Caranguejo trazia os caranguejos do Maranhão na madrugada de quarta para quinta, para abastecer sua cozinha. De maneira até despretensiosa, ele deu o primeiro pontapé ao costume, uma vez que, ao receber amigos às quintas-feiras, dia da distribuição, preparava caranguejo para eles”, explica a docente.
Mattu pondera que o receio do deslocamento à Praia do Futuro, por uma questão de insegurança pública, foi preponderante na disseminação da tradição para demais bairros da Cidade. “Outros bares enxergaram uma oportunidade de negócio, agregando valor ao seus espaços, pois, com um cardápio plural, mesmo quem não gosta de caranguejo acaba indo acompanhar quem gosta.”
Aproveitando que hoje é quinta, selecionamos oito indicações de lugares para apreciar a iguaria. Em geral, o horário de funcionamento dos espaços tem início às 18 horas e se estende até as 23 horas. Nossas dicas estão divididas em pé na areia e pé “no chão”. Lets!
Pé na areia
Arpão
Atlantidz
Chico do Caranguejo
Crocobeach
Pé na cidade
Marcão das Ostras
Carneiro do Ordones
Bar Chá da Égua
Steel Bar