Com intensivo investimento na área da educação, o Estado do Ceará apresenta balanço positivo no último ano. Segundo dados do Ministério da Educação, a rede pública estadual cearense superou a meta proposta para 2019 e alcançou o melhor resultado do país nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
Ainda de acordo com o MEC, o estado é terceiro lugar no Ensino Fundamental I, que vai do 1º ano ao 5º, além de ser o quarto colocado no Ensino Médio. O resultado do Ideb foi apresentado pelo Governo do Estado do Ceará em live realizada nas redes sociais no último dia 15 de setembro.
O Ministério da Educação ainda avaliou o Ceará como o estado que demonstra uma maior evolução em comparação com as demais unidades da federação, alcançando nota 6,3 em 2019 e superando em 1,5 a meta prevista pelo MEC. O resultado demonstra o sucesso da política do Governo do Ceará na educação em tempo integral, que vem se mostrando como uma forma de dar oportunidade para aprofundar os conhecimentos.
Além de ampliar o tempo dos alunos na escola, a iniciativa fortalece ainda mais o conteúdo apresentado em sala. Segundo o Ideb, dos resultados do Ensino Médio das 100 escolas melhores avaliadas, 21 são cearenses. Destas, 20 contam com o sistema de ensino integral. Em decorrência do resultado, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), ampliou a oferta de tempo integral na rede pública estadual de ensino cearense em 2020, com aumento de 25 novas unidades seguindo o mesmo sistema de ensino. Ao todo, o estado contabiliza cerca de 277 escola que funcionam em sistema de ensino integral.