Em evento nesta quarta, 19, a partir das 19 horas, Cícero Rocha fala sobre a importância da transparência do propósito na sustentabilidade de organizações do tipo. Segundo IBGE e Sebrae, elas respondem por 90% dos empreendimentos brasileiros
Apesar dos novos formatos e das novas estruturas de negócios no Brasil, os modelos familiares ainda ocupam significante parcela do mercado nacional. Segundo informações divulgadas no Jornal da Universidade de São Paulo (USP) em 2018, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sebrae apontam que empresas familiares representam 90% dos empreendimentos no País. Os estudos mostram também que elas são responsáveis por 65% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e empregam 75% da força de trabalho.
O gerenciamento de empresas familiares, entretanto, vai além de processos básicos como administrar, controlar e traçar visão e missão. Pelo fato de, nesses casos, a relação interpessoal ultrapassar os limites profissionais, é preciso que aspectos como clareza do propósito da empresa sejam levados em conta. É o que defende Cícero Rocha, CEO e fundador do Instituto Empresariar. Membro de conselhos administrativos de diversas organizações locais, o administrador palestra hoje, a partir das 19 horas, sobre o tema. O encontro, que é gratuito, ocorre na Faculdade Vale do Jaguaribe, em Aracati.
Cícero Rocha explica que as empresas estão investindo cada vez mais em novas técnicas buscando atingir alta performance nos negócios, mas que elas precisam, contudo, expor de forma clara e coerente o seu propósito a fim de com a transparência alcançar novos mercados de maneira sustentável. “Não podemos esquecer que as empresas precisam deixar claro o seu propósito enquanto organizações, para então atrair novos mercados e ter a capacidade de se reinventar e crescer nas mudanças que a nova economia traz”, argumenta.
Serviço
Palestra sobre a importância do propósito em empresas familiares
Quem: Cícero Rocha, CEO da Empresariar
Onde: Faculdade Vale do Jaguaribe (Rodovia CE-040 Km 138 S/N, Bairro Aeroporto – Aracati)
Quando: quarta, 19, a partir das 19 horas