Os principais nomes do axé da atualidade se reúnem na capital catarinense entre os dias 14 e 16 de novembro, feriado da Proclamação da República, para a 14ª edição do Folianópolis.
Umas das grandes novidades para 2019 é o retorno de Durval Lelys à micareta, trazendo os sucessos de seus álbuns solo, incluindo o EP Arpyo, lançado esse ano, além dos grandes hits de seu tempo à frente do grupo Asa de Águia. Outro nome que volta ao evento é o cantor Léo Santana, após muitos pedidos dos foliões cativos. Além deles, estão confirmados Ivete Sangalo, Saulo, Bell Marques, Tomate e os grupos Harmonia do Samba, Jammil e Banda Eva.
O Folianópolis coleciona uma série de números e títulos, entre eles é um dos três maiores carnavais fora de época do Brasil, ao lado do Fortal e do Carnatal, e maior micareta do Sul do Brasil. Nos últimos sete anos consecutivos, foi considerado o maior evento privado de Santa Catarina. Já em 2018, o feriado em que ocorre o Folianópolis ultrapassou o carnaval na taxa ocupacional hoteleira da cidade, segundo o Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Florianópolis, ficando atrás apenas do réveillon. Cerca de 70% do público do evento é formado por turistas, movimentando a economia da região fora da alta temporada.
Tema
A cada edição, o Folianópolis segue um tema que serve de inspiração para a decoração da Passarela do Samba. Entre os temas que fazem parte da história do evento estão Folia na Selva, Folia no Espaço, entre outros. No ano passado, a micareta homenageou os 25 anos de carreira da rainha do axé, Ivete Sangalo. Já em 2019, a produção promete uma experiência inédita ao público com o tema Circo do Folia, com diversos elementos que giram em torno desse universo ao longo do percurso dos trios.
Com informações do Folianópolis.
Foto: Caio Graça