Localizado no bairro José Walter, próximo ao Rio Cocó, o Cidade Jardim II abriga cerca de 22.000 pessoas
O complexo residencial do Cidade Jardim II foi escolhido como palco para a realização do encerramento da 8ª edição do Festival Internacional de Arte Urbana – Festival Concreto, que acontece em Fortaleza entre os dias 18 e 26 de novembro, celebrando a arte urbana e promovendo diversas intervenções artísticas no local. Finalizado em 2019, o complexo residencial do Cidade Jardim II é composto por 5.968 apartamentos, divididos em quatro etapas, para abrigar cerca de 22.000 pessoas. Os moradores do local são, principalmente, famílias de área de risco do entorno do mangue do Rio Cocó e da Comunidade do Dendê.
A escolha do local partiu da vontade de inserir a arte nos mais diversos espaços e contextos urbanos, inclusive em residenciais de convivência. “A ideia do Concreto parte muito da noção de que todas as pessoas devem ter direito ao acesso à arte e que aquilo que entendemos como arte é um universo muito complexo, que vai além de espaços tradicionais como museus, galerias e exposições”, explica Narcélio Grud, artista urbano e idealizador do Festival.
“Em uma cidade tão desigual quanto Fortaleza, em que o acesso à arte costuma ser restrito a regiões específicas da cidade, é fundamental transpor essa barreira física e social que garante acesso a atividades artísticas apenas a um grupo privilegiado. Temos que inserir a arte no contexto social de nossas crianças, jovens, adultos e idosos, principalmente em lugares em que essas ações não chegam normalmente, como é o caso do Alto da Paz”, pontua Narcélio.
Foi pensando em impactar públicos de diferentes idades que o Festival Concreto consolidou sua programação de encerramento no Cidade Jardim II. Pinturas de murais, tours pelo complexo, masterclasses, apresentações musicais, ações infantis, projeções cinematográficas e espaços como a Midiateca Concreto, um ônibus adaptado com brinquedoteca, biblioteca, DVDteca e acesso à internet, fazem parte das ações promovidas. Além disso, há ainda aula de yoga, conversa com profissionais da saúde, oficina de gastronomia e feirinhas criativas com vendedores da comunidade, tudo pensado para que o Festival possa contemplar a todos e fortalecer o Cidade Jardim II.
Sobre o Festival Concreto
Criado em 2013, o Festival Concreto busca fomentar a apreciação artística e aproximá-la do público geral, partindo do conceito de que manifestações artísticas devem ocupar os espaços urbanos e estarem cada vez mais próximas da população, e de que não é preciso sair de seu espaço de convivência para consumir arte. O Festival chega ao encerramento de sua 8ª edição com ampla programação voltada ao público e forte papel impulsionador entre os artistas locais.