Imagem: Banco de Imagens/Prefeitura de Fortaleza
#Publieditorial
Nova medida contempla eventos, bares, restaurantes e barracas de praia, porém, não dispensa o cumprimento pelos estabelecimentos de protocolos sanitários de prevenção à Covid-19
Em simultaneidade aos avanços da campanha de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Fortaleza tem adotado outras estratégias para reduzir cada vez mais a transmissão da doença na Capital. Dessa forma, o Decreto Municipal nº 15.178, em vigor desde 15 de novembro, torna obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação para o ingresso em eventos, bares, restaurantes e barracas de praia. O documento deverá atestar, para as pessoas acima de 12 anos, a aplicação da dose única, das duas doses ou das três doses, quando for o caso.
“Estamos entre as Capitais que mais vacinam no Brasil e seguimos na luta para garantir o acesso ao imunizante por todos os fortalezenses. Temos feito todo o possível para vacinar celeremente a nossa população. Ao oficializar o comprovante vacinal, estamos buscando assegurar maior proteção coletiva e também estimular a adesão à imunização. Contamos com a colaboração de todos vocês!”, manifestou o prefeito de Fortaleza, José Sarto.
Para isso, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a Guarda Municipal vêm atuando para garantir que esses estabelecimentos comerciais adotem a nova forma de controle sanitário, observando se os locais estão exigindo comprovante físico ou digital contendo o ciclo completo de acordo com a faixa etária do habitante, juntamente a um documento de identificação com foto.
Esses estabelecimentos passam a ser dispensados de averiguar o distanciamento social e as restrições de horário de funcionamento. No entanto, a exigibilidade do comprovante vacinal não dispensa o cumprimento de medidas sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras.
Caso seja constatada qualquer infração em relação às medidas de enfrentamento à Covid-19, o responsável pelo estabelecimento ou evento poderá ser autuado e ter suas atividades suspensas por até 7 dias. “É muito importante que restaurantes, bares, barracas de praia e eventos em geral sigam as determinações do decreto municipal. Estamos avançando com a vacinação e com a retomada econômica, mas precisamos ficar atentos e manter os cuidados, como o uso obrigatório de máscaras e a higienização das mãos. Assim, resguardamos a nossa saúde, promovemos o bem-estar coletivo e prevenimos a disseminação do vírus”, reforçou a superintendente da Agefis, Laura Jucá.
Adesão à vacinação e ao comprovante
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), enfatizando a importância da imunização no combate à pandemia da Covid-19, destaca o atual e avançado cenário de vacinação na capital cearense. Até o final deste mês de novembro, foram aplicadas mais de 4,2 milhões de doses, das quais mais de 2 milhões foram destinadas às primeiras doses, número referente a cerca de 95% da população vacinável (pessoas acima de 12 anos). Desse total, acima de 1,8 milhão já possuem o esquema vacinal completo, ou seja, cerca de 85% receberam segunda dose ou dose única. Mais recentemente, a partir do mês de setembro, também já foram aplicadas mais de 242 mil doses de reforço.
Dessa forma, não apenas se mostrando favorável à cobrança do comprovante de vacinação, esta grande parcela da população também tem acesso livre ao documento demandado.
“Ao longo de toda a campanha de vacinação em Fortaleza, iniciada em janeiro deste ano, a Prefeitura vem trabalhando na elaboração de estratégias e ações para garantir a operacionalização da campanha de vacinação de forma mais célere e eficaz, para garantir o acesso do imunizante para todos os fortalezenses”, declarou a titular da SMS, Ana Estela Leite.
Além disso, em todo o Ceará, os cadastros para vacinação no Saúde Digital, plataforma de cadastro estadual para acesso à imunização, vem aumentando desde o início da cobrança do comprovante. Entre os dias 15 e 25 de novembro, a demanda quase triplicou em Fortaleza, saindo de 5.691 para 16.029 cadastros no sistema.
Como emitir o comprovante de vacinação
Além do cartão de vacinação físico entregue no ato da aplicação, o cidadão de Fortaleza pode emitir seu comprovante de forma on-line. Confira duas opções:
Vacine já (Prefeitura de Fortaleza)
1) Acesse o site https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/
2) Clique na opção “Consultar Cadastro”, no canto superior esquerdo
3) Identifique-se preenchendo corretamente: CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), data de nascimento e confirmação de segurança
4) Clique em “Consultar”
5) Na parte inferior da tela clique em: “Gerar Comprovante de Vacinação”
6) Preencha os dados solicitados: nome da mãe completo/responsável e confirmação de segurança
7) Clique em “Gerar Comprovante”.
Conecte SUS (Ministério da Saúde)
1) Acesse o site http://conectesus.saude.gov.br
2) Clique no banner “Cidadão”
3) Identifique-se no site com CPF e Senha ou realize cadastro caso não possua o login e senha ainda
4) Clique no botão “Vacinas”
5) No canto inferior direito, clique em “Certificado de Vacina COVID-19”
6) Salve o PDF no celular ou imprima o comprovante.
Denúncias
A população pode acionar a fiscalização municipal por meio dos canais de denúncia da Agefis: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), o site https://denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e o telefone 156.