Cerca de 20% da ingestão de água diária provêm dos alimentos. Confira os principais aliados do corpo
Uma hidratação adequada melhora no desempenho de exercícios físicos, função cerebral e trânsito intestinal, ajuda no controle do peso, aumenta a saciedade, acelera o metabolismo, melhora a saúde da pele e previne patologias, como dor de cabeça. Ufa! É muita vantagem em um copo d’água.
Segundo a nutricionista Mirella Salles, as necessidades de hidratação são individuais e dependem de muitos fatores, como peso corporal e nível de atividades na rotina. “Beber água potável não é a única maneira de atender à sua necessidade hídrica. A água dos alimentos também contribui na ingestão diária de líquidos, tais como suco, leite, chás, especialmente frutas e legumes com alto teor de água, como melão, laranja e tomates”, diz. Segundo a profissional, em média, cerca de 20% dessa ingestão hídrica provêm dos alimentos.
Confira a lista de frutas com mais níveis de água:
Laranja – 88% de água
A fruta é incrivelmente saudável e pode fornecer uma série de benefícios para a saúde. Ótima fonte de fibras, antioxidantes, nutrientes e água.
Pêssego – 89% de água
Os pêssegos são ricos em água, fibras e antioxidantes.
Melão – 90% de água
O alimento é extremamente nutritivo e é quase todo composto por água.
Morango – 91% de água
Além de ter muita água, os nutrientes do morango fornecem uma série de benefícios para a saúde.
Melancia – 92% de água
A fruta é um dos alimentos que mais auxiliam na hidratação. Apresenta em média 92% de água, tem baixo teor calórico, além de conter fibras e vários nutrientes importantes.
Tomate – 94% de água
Tomates fornecem muita água, nutrientes e antioxidantes, que são benéficos para a hidratação e protegem contra várias doenças.
Coco – 95% de água
A água do coco tem um excelente poder de hidratação corporal.
Saiba mais
Sinais da desidratação: boca seca, dores de cabeça, pele ou lábios rachados e câimbras musculares. Uma boa maneira de saber seu nível de hidratação é através da cor da urina. Quanto mais escura e turva, mais desidratado seu corpo está. Quanto mais clara e transparente, mais bem hidratado está seu corpo.
Consequências da desidratação: Fadiga, dores de cabeça, problemas de pele, câimbras musculares, pressão arterial baixa, dentre outros.