1 – Litoral Nordestino
Uma das épocas mais econômicas para conhecer as praias do Nordeste é entre agosto e novembro, já que tem passado o mês de julho, quando as praias costumam lotar e os preços ficam mais caros. Tem passado também o período de chuvas, que termina por volta do mês de maio e junho. No segundo semestre do ano, o sol reina nas cidades nordestinas. Em agosto e setembro, alguns locais da região recebem a “Rota dos Ventos”, período de ventos mais fortes e velozes, ideal para a prática de esportes náuticos à vela, por exemplo.
2 – Fernando de Noronha
Uma das grandes atrações de Fernando de Noronha são os passeios de mergulho. Por isso, a dica é viajar entre setembro e outubro, quando o mar da ilha pernambucana está mais calmo, possibilitando uma visibilidade bem maior. O período chuvoso no local já tem passado e terá sol à vontade na época de baixa temporada. A dica é evitar o fim do ano, já que o período mais movimentado em Fernando de Noronha é o réveillon.
3 – Serra Gaúcha
O movimento nas cidades do Rio Grande do Sul costuma ser mais tranquilo na época de baixa temporada. É um período de descontos nos parques e outras atrações. Você também não precisa esperar pelo Natal para visitar a Aldeia do Papai Noel e o Parque de Neve, que funcionam o ano todo. Alguns eventos movimentam a baixa temporada como a Festa Nacional da Música de Gramado (outubro) e a Festa da Colônia em Gramado (agosto). Outra opção é visitar os parques naturais da região, que costumam estar mais tranquilos nesta época.
4 – Lençois Maranhenses
Até setembro, as lagoas entre as dunas ficam mais cheias e garantem um mergulho bem mais prazeroso. É um bom destino para quem curte turismo de aventura, com uma variedade de áreas para esportes radicais, mas também para quem procura algo mais tranquilo, com os passeios pelos vilarejos pacatos.
5 – Foz do Iguaçu
Os preços das diárias em Foz do Iguaçu são até 40% mais baratos na baixa temporada, segundo o Ministério do Turismo. A dica é visitar as atrações que costumam ser mais concorridas em outras épocas do ano e menos movimentadas nesta, como as trilhas das Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves, Museu de Cera e Complexo Turístico de Itaipu.