Conhecido por ser um programa de exercícios de alta intensidade, com a combinação de exercícios de corrida, levantamento de peso e ginástica, o CrossFit é uma marca esportiva que cada vez mais ganha adeptos em todo o mundo. O Brasil já é o segundo país com maior número de boxes afiliados, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados do CrossFit.
Para iniciar na modalidade, é preciso atentar para algumas informações básicas sobre os treinos, a alimentação e particularidades do esporte. Confira as dicas de Luan Sousa, coach level 1 da Ayo Fitness Club e do Crossfit Cactus.
1 – O crossfit é voltado para todos, mesmo se você já tenha sofrido alguma lesão, por exemplo. O treino é sempre adaptado para cada um conforme as necessidades e limitações.
2 – Crossfit também é indicado para qualquer tipo de objetivo estético, seja perder peso, seja ganhar massa muscular.
3 – Escolha um box, como são chamados os locais onde são feitos os treinos, que tenha sua identidade, que você se sinta bem.
4 – O ideal é que sejam feitos treinos por cinco dias na semana para que seu corpo vá se habituando à carga do treinamento e se adaptando à sensação do cansaço.
5 – É preciso sempre respeitar o coach, o professor da aula. A opinião do profissional é importante para garantir os resultados de forma eficiente.
6 – Os exercícios que compõem uma maratona de crossfit variam entre corrida, exercícios de velocidade, corda, remo, bicicleta, dentre outros.
7 – A alimentação de quem pratica crossfit é diferente de quem pratica musculação. O esporte gasta muitas calorias e geralmente requer menos comida. Procure um nutricionista para uma dieta adequada.
8 – Um treino de crossfit geralmente dura 1 hora. São três momentos: alongamento e aquecimento, técnica ou força (sobrecarga) e a parte principal, chamada de WOD: são tarefas em que os alunos têm de cumprir.
9 – Todo dia é um treino diferente, as tarefas e exercícios são mescladas durante a semana.
10 – Por mais que os treinos sejam personalizados de forma individual, é possível fazer aulas de dupla, de trio, treinos mais coletivos, sem perder
Foto: Reprodução/ CrossFit Cactus